Minha lista de blogs

Guarda Suíça Pontifícia - Roupas Felizes...

É o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. Hoje constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano.

Admissão
O dia 6 de maio é a data de admissão de novos guardas. Estes prestam juramento diante do Papa e fazem o juramento com a mão direita levantada e os três dedos do meio abertos, recordando Zurique, Uri, Unterwalden e Lucerna.

Do corpo da Guarda Suíça só podem fazer parte homens altura mínima de 1,74m, católicos, com diploma profissional ou ensino médio concluído, com idade entre 18 e 30 anos, solteiros, celibatários (casamento apenas para cabos, sargentos ou oficiais). Devem também ter feito já treino militar do exército suíço, não ter registo criminal e ser de reputação social absolutamente imaculada. O tempo de permanencia inicial é de dois anos, eventualmente renováveis até um máximo de 20 e obtêm um soldo mensal de 1200 euros para soldados. Não podem dormir fora do Vaticano (exceto os oficiais, sargentos e cabos). A guarda dispõe de alojamento chamado de caserna da Guarda. A vida quotidiana é preenchida também com celebrações litúrgicas que são ministradas pelo capelão do exército pontifício em capela própria da Guarda.

O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo à parte. Com sua malha de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuído a Michelangelo e pode ser visto tanto no Vaticano quanto no castelo Papal de Avinhão, sede do papado nos séculos XIII a XIV.
fonte: Wikipedia


0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis