Minha lista de blogs

Pequim amanhece com neve artificial para aliviar a seca.(Governo Chinês faz nevar em Pequim)



Pequim, 1 nov (EFE).- A capital da China amanheceu hoje coberta por uma grande nevada, a primeira da temporada, que foi provocada de forma artificial para aliviar a aguda seca sofrida pelo país, segundo informou a agência oficial "Xinhua".

Uma camada branca cobre hoje a maior parte da cidade depois que o Observatório Meteorológico Municipal da capital chinesa emitiu uma advertência de forte frio para ontem à noite.

Esta não é a primeira vez que a China recorre a métodos artificiais para provocar ou aumentar a neve, já que o mês passado de fevereiro, depois de mais de 100 dias de seca, o Exército foi mobilizado para que um avião da força aérea liberasse 400 litros de nitrogênio líquido.

Enquanto outros 200 soldados lançaram foguetes de iodeto de prata, um catalisador que gera uma reação química em contato com as nuvens, liberando hidrogênio, e este por sua vez, ao combinar-se com o oxigênio da atmosfera, produz água ou neve, segundo a temperatura.

Para a neve de hoje, a imprensa oficial não informa dos métodos utilizados, enquanto os meios de comunicação locais a chamam de "presente", embora espera-se que traga problemas ao trânsito da cidade.

"As nevadas e as estradas molhadas definitivamente causam engarrafamentos na cidade", disse um motorista de táxi local.

"Mas, felizmente, hoje é domingo, quando a maioria de pessoas não tem que ir trabalhar", acrescentou o taxista.




fonte: UOL Notícias

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis