Minha lista de blogs

Alvo de ataques virtuais que afetou Facebook, Twitter e Google era um único blogueiro, confirma Facebook


O Facebook confirmou ao grupo de mídia BBC, nesta sexta-feira (7), que um único blogueiro, conhecido como Cyxymu, era o alvo dos ataques de negação de serviço executados nesta quinta-feira (6) contra o Twitter, o Google e o próprio Facebook.

“O ataque parece ter sido direcionado a um indivíduo que está presente em diversos sites, e não contra as próprias páginas. Ele é um blogueiro ativista. Um botnet direcionado a suas páginas foi tão intenso que teve impacto para outros usuários.” Segundo o porta-voz, ainda em entrevista à BBC, Cyxymu é um ativista pró-Geórgia.

Botnets são redes de computadores infectados, que ficam sob o controle de hackers. Essas máquinas são usadas por pessoas mal-intencionadas para realizar os ataques de negação de serviço– também chamado de DDoS, ou Distributed Denial of Service -- com o intuito de sobrecarregar uma página para tirá-la do ar.

O Twitter divulgou em seu blog de status, nesta sexta, que muitos usuários ainda enfrentam dificuldades para acessar o serviço de microblog via telefone celular e outros programas, como o Twitterfox e Twhirl, que se integram com o Twiitter. Isso acontece por conta das medidas defensivas tomadas contra o ataque de negação de serviço.

Rússia

Em entrevista à publicação britânica “The Guardian”, Cyxymu disse que os ataques foram realizados para silenciar suas críticas à Rússia, em sua disputa pela região da Ossétia do Sul, que teve início há um ano.


“Talvez [o ataque] tenha sido realizado por hackers comuns, mas tenho certeza que a ordem veio do governo russo”, afirmou o bloguer, que diz se chamar Georgy e ter 34 anos, em entrevista concedida em Tbilisi, capital da Geórgia. “Um ataque desta escala, que afetou três serviços globais com diversos servidores, só pode ter sido organizado por alguém com muitos recursos”, continuou.

Segundo o “Guardian”, ele critica a política de Moscou na região do Cáucaso e foi vítima de um ataque parecido, no ano passado, que derrubou o serviço de blogs LiveJournal. Em relação à recente ação de hackers, ele se disse impressionado. “Não esperava esse tipo de ataque contra mim, não sou um blogueiro tão famoso”, disse.

Ainda de acordo com Cyxymu, a ação teve início com o envio de centenas de milhares de spams (mensagens não-solicitadas) supostamente enviadas de todas as parte do mundo, em seu nome, sugerindo que as pessoas visitassem o blog. “As pessoas fizeram isso, e o LiveJournal foi bloqueado. Então, o mesmo aconteceu com o Facebook e o Twitter”, contou.

fonte: globo.com

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis