Minha lista de blogs

Professor-Pesquisador da Coordenadoria de Informática do IF-AL supera a marca de 50 artigos científicos

Com a apresentação do artigo “Adaptive Sabotage-Tolerant Scheduling for Peer-to-Peer Grids” no 4th Latin-American Symposium on Dependable Computing (LADC 2009) e do artigo “Performance-driven Development of Deep Packet Inspection Systems on Commodity Platforms” no VIII Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance) do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2009), o Prof. Stênio Fernandes da Coordenadoria de Informática comemorará e contabilizará mais de 50 artigos científicos publicados em conferências, jornais e revistas científicas com escopo internacional e nacional. São artigos completos, capítulos de livros, resumos e resumos estendidos, todos publicados seguindo o processo de revisão por pares.

“É um importante marco para mim e para a instituição, pois demonstra que dedicação e o esforço pessoais em realizar pesquisas científicas, juntamente com apoio local e parcerias acadêmicas com outras instituições de pesquisa, podem delinear um cenário onde o IF-AL deve ter um papel relevante no meio científico”, escreve o Prof. Stênio Fernandes em entrevista por email.

A maioria dessas artigos científicos começaram a ser publicados a partir de 2002, quando o Prof. Stênio Fernandes estava na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em seu programa de doutorado em Ciência da Computação. Sua passagem pela Universidade de Ottawa no Canadá (2004) também abriu as portas para diversas outras parcerias acadêmico-científicas, através da colaboração com outros pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. “Colaboração com outros professores-pesquisadores de outras instituições é essencial no meio acadêmico. O assunto é extenso e pode ser um tópico para outra matéria”, brinca o Prof. Stênio Fernandes.

“É de extrema importância continuar sempre na busca pela excelência acadêmica. O objetivo é aumentar a qualidade - e se possível a quantidade – dessas publicações, observando os critérios qualitativos definidos pela CAPES, desta forma participando ativamente no meio científico e levando junto o nome do IF-AL”, conclui.

Atualmente, Stênio Fernandes detém bolsa de pós-doutoramento na Faculdade de Informática e Engenharia (SITE), Universidade de Ottawa, em Ottawa, Canadá.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis